11 de novembro de 2010

Espelho

“ isto é o melhor para todos…” ainda nem tinha a ideia saído completamente da minha mente e já me sentia a desfalecer. Os teus olhos, certeiros e incisivos, penetraram ao mais profundo da meu ser, desmoronando todos os meus castelos de certezas irrefutáveis. Percebi, até que ponto estava dominado pelo meu orgulho, pelo meu obscurantismo, pelo meu ego. O teu olhar demorou-se em mim, pouco tempo é certo, mas de tal forma intenso, que nem precisava de palavras para disjuntar todos os fusíveis do meu cérebro.
“ o melhor? que melhor? para quê? para quem? Melhor do que o quê? Tantas perguntas que arrebataram na minha mente.
Tão prepotente estava a ser ao decidir o que era de facto o melhor. Será que não me apercebi da horrorosa presunção?
Fiquei aterrado pela perspectiva que se deparava, tanta conversa, tantas teorias e, finalmente, aterrava onde sempre negara o acesso aos outros Deixara influenciar o meu pensamento, para influenciar o teu..
Há sentimentos, mesmo não expressos por palavras, que deixam marcas indeléveis que nos trazem de volta à realidade, como baldes de água fria.
O teu olhar foi traço mortal, foi caminho estagnado, foi motivos de vergonha minha. Tantos anos a pregar pela liberdade e agora, em segundos, perdia-me na intransigência, na escolha do que de melhor poderia haver para outros!…
O chão não tinha buracos, as paredes não me podiam engolir, tinha de enfrentar a imensidão do meu mau estar, do meu desconforto, tinha de suportar o meu descuido, o meu abuso, o destronar do meu ego, tão expansivo e agora tão dizimado.
Poderia expressar usando todas as palavras do mundo, todos os idiomas, todos os dialécticos, o mal estava feito, tinha de me remediar, o erro era evidente…e mais uma vez foi o teu olhar que rompeu o meu desespero. Olhastes-me, com um sorriso na face, perdoaste-me, serenamente, colocastes-me de novo no caminho com dois simples olhares e um sorriso..
Um Abraço Luminoso Para Todos