3 de novembro de 2010

Dizer ou Sentir?

Há alturas em que o tempo que passo a dormir é mais cansativo que o tempo que passo acordado. Penso que será dos sonos invertidos ou se calhar por outros motivos… quem sabe? Certo é que nessas alturas os sonos são mais pesados é certo, mas os sonhos são tão mais intensos que a sensação os torna quase reais.

Numa dessas noites estava muito bem sentado na minha praia, bem em comunhão com o mar, calmo (não devia ter nenhum problema para resolver comigo ..), à procura de algo que pudesse ver de diferente, que pudesse atrair a minha atenção. Tão absorto que estava a procurar no horizonte e a grande distância que nem me apercebi do meu pequeno amigo sentado ao pé de mim. Sempre com aquele sorriso que desarma qualquer receio , qualquer surpresa, começou:



“ As vezes procuramos ao longe o que sempre esteve à nossa beira. Desbravamos mundos, renegamos as nossas origens em prol de sonhos que nem imagens alguma vez foram. Por vezes fazemos coisas em nome de teorias que, de válidas nada têm para nós , mas porque alguém nos as disse, as assumimos como inabaláveis…” calou-se e fixou o horizonte. Percebi que estava à espera que tudo o que dissera formasse algum tipo de reacção dentro de mim, por isso deixei que as palavras fizessem o seu efeito.



Quando estava prestes a ganhar coragem para contrapor, ele recomeçou



“ Se queremos conhecer um alimento teremos de o provar, teremos de perceber qual o sabor que ele tem, qual o efeito que ele tem ao circular pelo nosso organismo, como pode ser cozinhado e para alguns até cozinha-lo. Não vamos aceitar que algo é bom só porque alguém nos o disse , sem provar, ficaríamos, no mínimo, com água na boca ou uma imagem sem sabor; incompleta. Com a energia passa-se exactamente o mesmo…” fiquei de boca aberta à espera de mais, mas calou-se. Pousou as suas mãos no meu ombro e senti como um furacão energético a circular dentro de mim. Senti como se tivesse sido arrancado do chão e flutuando, estivesse banhado por uma imensidão de bem estar e de amor incondicional. Como se todo os objectivos da minha vida se resumisse àquilo; sentir amor em cada momento, em cada aspiração, em cada olhar… senti me tão…tão …que nem o sei descrever mas que senti, senti.



Olhou para mim e sempre sorrindo, disse” Isso foi a energia no seu pleno poder, na sua forma mais intensa, mais pura. Agora existem várias formas de lá chegar, terás de encontrar a tua forma de a fazer chegar aos outros e a tua forma de lhes fazer perceber que sentir essa energia é uma coisa maravilhosa, mas conhecê-la controlá-la é de facto um bem ainda mais precioso porque assim podemos passá-la e isso sim é uma bênção. Ou então podes simplesmente fazer das minhas palavras tuas e resumires-te a dizer que é maravilhoso, porque já experimentastes e quando te perguntarem como se pode chegar a essa sensação tão maravilhosa, poderás sempre encolher os ombros e dizer… não sei, foi durante um sonho ”



Um Abraço Luminoso Para Todos