28 de outubro de 2010

Um Mau dia

Hoje Acordei sem vontade de me levantar, sem vontade de nada mesmo.
Acordei vazio sem força, sem desejo, sem sentido.
Olhei para a minha inércia e para esta infelicidade, com admiração. Não de admirar este estado de preguiça e desânimo, mas sim de admiração por não perceber o porquê. Ontem ao deitar-me estava cheio de energia, cheio de alegria, cheio de mim. Hoje …hoje, tudo isto se desvaneceu, como fumaça após a fogueira, encontro-me frio, não, gélido. O que terá acontecido durante a noite que tenha permitido esta afronta de ficar sem nada, como assaltado por uma força de sucção energética?
Lembro-me vagamente de sonhar e de uma voz lá bem longe que me falava em qualquer coisa como os opostos, os extremos, qualquer coisa que teria a ver com o conhecer ambos os lados… A verdade é que não dei grande importância ao sonho, aos sinais?
Hoje acordei com vontade de não me levantar, de não falar, de não ver, não ouvir. Hoje estou assim, como que morto por dentro, sem força para me ressuscitar, mas porquê?, como? Se ontem estava tão em cima? Como? Se ontem estava tão seguro que este estado de alegria, este estado de felicidade instalara-se para todo o sempre?
O que se terá passado para que as lágrimas que inundam os meus olhos já não sejam de alegria mas de profundo desânimo, o que terá acontecido? Nada simplesmente nada…
Vou aos restos da minha energia para perceber, para catalogar o que me está a afectar desta forma tão forte, tão insensível, tão fria.
Nada, não aconteceu rigorosamente nada e no entanto mudei tanto e tão drasticamente. Ontem alegre e cheio de confiança e hoje, de rastos, sem vontade, nem para respirar…
O sonho volta e trechos se esclarecem aos meus olhos.
A mesma voz o mesmo personagem, as mesmas frases às quais não dei a devida atenção?
Tudo são extremos que o nosso ego nos permite sentir e experimentar, tudo são aprendizagens, tudo são testes. Somente saberás a força da alegria, a bênção de um abraço, a gratidão de um sorriso, se perceberes a força do seu oposto. Se deixares que a confiança cega alimente o teu ego com certezas construídas em castelos de areia, terás de passar pelos testes até entenderes que tudo na vida tem de ser alimentado, tudo tem de ser gerido, tem de trabalhado para que dure. Não basta hoje acreditar que o mundo é cor de rosa , se a tua atitude perante ele é preta. Os testes são portas evolutivas e somente quando ultrapassamos esses testes estamos autorizados a passar à fase seguinte. Se adormeces com o sentimento de trabalho cumprido, com a impressão que o caminho está concluído ou que somente tens de ficar ali, sem mais nada fazeres para não perder o que conquistastes, então arriscas-te ao teste do oposto. Sem dó nem piedade o teste servirá para perceberes que não conquistamos nada que não seja próprio do caminho e o caminho somente acaba no final da rota e não quando nos dá jeito.
Hoje acordei sem vontade, sem força, nem energia, mas se ontem tinha tudo e hoje nada tenho, fico ciente que o estado que já tive era o meu ideal e é por ele que tenho de lutar e assim sim passarei os testes, todos eles como se de barreiras se trate.
Finalmente percebi que as dificuldades que me são impostas pelo infortúnio não são mais que testes, que sempre terei capacidade para ultrapassar desde que me configure ao somente querer e poder. Se queremos um estado de espírito, há que alimentá-lo para o poder manter, investirmos nele. Fazemos isso tão bem quando estamos na mó de baixo, porque não o fazer quando estamos na mó de cima?

Um Abraço Luminoso Para Todos