28 de outubro de 2010

Hoje é um bom dia

As conversas de café pararam. O frio instalou-se neste nosso paraíso e custa me cada vez mais sair de casa. A semana tem sido difícil, não direi os dias mas sim as noites… As conversas passaram a ser na cama e em sonhos cada vez mais lúcidos. Pensava eu que as férias com a chegada do inverno, tinham começado, afinal não, não há tempo para descansar, não há tempo para preguiçar…

Nessa noite deitei-me cansado, fisicamente, mentalmente, cansado não da carga de trabalho mas de não encontrar justificações a perguntas sem nexo, a dúvidas que não se parecem com nada, enfim com tempo perdido em futilidades que alimentam uma insegurança, descabida.

Vi o chegar com os livros debaixo do braço, carregando o peso da experiência e do conhecimento que não pode estagnar; A luz que o rodeava deixou-me relaxado, confiante, como se em segundos todo o meu cansaço, tudo o que me levara a deitar-me, estava justificado.

Sorriu para mim enquanto abria o livro, deixou passar alguns instantes enquanto parecia analisar o seu conteúdo e, finalmente, olhou para mim de novo, com o sorriso estampado no rosto. As bocas não falavam mas as mentes respondiam, sem perceber como a minha memória ia gravando frase, após frase, bebendo as suas palavras como se de água límpida que apazigua a sede se tratasse.

“Hoje é um bom dia… E por que é um bom dia? O que faz com que seja um bom ou um mau dia, o que te permite afirmar que este dia é melhor que o de ontem ou o de amanhã? O que consideras um bom dia?

Pronto o mote está lançado senti-me eu a pensar. Estava à espera de respostas, de linhas de conduta, de linhas de raciocínio, de certezas (não estamos todos?).

Abriu de novo o livro, olhou atentamente e foi virando as páginas. No meu intimo pensei piamente que procurava respostas certas para perguntas tão evasivas. De novo olhou para mim, sorriu, fechou o livro e enquanto se afastava, olhou para mim, sempre com o sorriso estampado na face e, somente disse; Pensa nisso?... Desapareceu…

Sozinhos com os meus pensamentos e com mais dúvidas ainda, lá fui eu recapitulando. O que é um bom dia? Pensei em tudo o que poderia representar um bom dia… o sol, as companhias, boas notícias, dinheiro etc.. mas não me senti satisfeito com a resposta, isso eram sensações do momento, eram sentimentos que durariam alguns instantes talvez, na melhor das hipóteses algumas horas, mas não um dia inteiro…

Continuei procurando no fundo de mim e tentei encontrar um bom dia. Acabei por encontrar pedaços de bom dia, nunca um dia inteiro de bom. Havia sempre algo de menos bom nesse bons dias. Se não fosse para mim, tinha sido para alguém que estava perto de mim e que acabava por me afectar tambem.

Fui tentando puxar ao máximo e cheguei a uma resposta que me satisfez: Afinal todos os dias são bons dias. Para isso basta que estejamos vivos e estejamos dispostos a aprender. A lição é o bom do dia e, seja alegrias, tristezas, sorrisos ou lágrimas, todos os dias são bons para aprender.

A resposta deve ter agradado, porque lá do cimo senti como uma brisa que me abanou o cabelo, como se de uma carícia se tratasse, como um sorriso envolvendo-me… não me lembro de mais nada somente que adormeci… com um sorriso nos lábios, murmurando ; hoje é um bom dia….


Um Abraço Luminoso Para Todos