24 de outubro de 2010

Introspecção

"Há momentos em que se torna necessário introverter-se, silenciar a mente, e mergulhar no mundo profundo dos nossos pensamentos mais elevados"




Hoje tinha esta frase no email, ecoou em mim sem entender exatamente porquê. Entender é da mente, do ego, e é exatamente o contrário que a frase diz: silenciar a mente... Logo, não é pelo entendimento que se chega a alguma conclusão.

E como se elevam os pensamentos, para se poder mergulhar neles, quando aquilo que sentimos é bem pouco elevado. Sentir é do coração, ouço as palavras que repito frequentemente. No entanto, o Ego faz-nos sentir muitas coisas que o coração sabe não serem verdades. Há que meditar profundamente para chegar à verdade se o que se sente vem da mente ou do coração.

Tantas vezes procuramos a validação dos outros para sabermos quem somos, mas quem somos está dentro de nós, é um processo interior, nunca pode vir dos outros. Aos outros temos de ir buscar o lado sombra, aquilo que não queremos reconhecer em nós, receber e aceitar com Amor a maravilhosa aprendizagem que nos proporcionam.

É necessário aceitar quem somos e como somos, com virtudes maiores e menores, olhar-nos com Amor profundo, sem julgamentos. Aceitar objetivamente o que vem da profundidade da alma, para poder libertar e deixar ir as sensações a que nos apegamos porque apesar de menos positivas, são conhecidas e confortáveis. A honestidade das nossas conclusões tem de ser suprema e triunfar sobre todas as artimanhas da mente para conseguir o domínio e o controlo do coração.

Hoje tenho de me ligar aos meus pensamentos mais elevados, trazer até à consciência a sabedoria interior, a frase que chegou por email veio no dia certo, como sempre.


Paz e Harmonia para todos!