29 de outubro de 2010

Sentir

Hoje acordei triste, sentia-me triste apenas isso. Logo o meu lado racional interviu: "trata de te por alegre, pois não existe razão alguma para estares triste". Verdade?!
Pus-me à procura das razões da minha tristeza, entrei dentro do meu coração e pesquisei-o, não encontrei lá uma razão visível para a tristeza. Mas a vozinha séria no ouvido insistia: "para te sentires triste tens de ter uma razão lógica e real. Sentir tristeza só pode ser resultado dum acontecimento real e doloroso: uma perda, um insucesso, um mal-entendido ou desacordo com alguém, ou ... algo assim."
Nada! Não havia cá dentro nada disso. "Estás a endoidecer"- voltou a dizer a tal vozinha - "se te pões a sentir assim tristeza sem mais nem menos, ou então a entrar em depressão... é melhor ires ao psiquiatra, e não contes isto a ninguém, vê lá".  Fiquei ainda mais triste, claro. Será ?! ainda duvidei por segundos...
Não, nada disso! Sinto-me triste para poder entender o que significa sentir-me alegre, ambos são sentimentos, um tão válido como o outro. Porque haveria eu de precisar duma razão para o que sinto? Sentir é assim mesmo, sem lógica aparente. Sentir faz parte dos neurónios cardíacos que têm vibrações bem mais elevadas do que os cerebrais, e que existem para nos centrar no sentir e não no controlar sensações ou sentimentos.
Ainda há dias acordei com náuseas e um cansaço enorme mas com um sentimento de alegria quase tolo. Inexplicável de novo!
Haverá uma razão para o que sinto? E que importa explicar esta tristeza hoje?
Só sei que a sinto e a aceito. E deixo-me ficar a sentir apenas, sem julgar nem racionalizar. Que paz!


Paz  Harmonia para todos