26 de dezembro de 2010

Reveillon ou Retorno Solar?

Aproxima-se o dia 31 de Dezembro e sente-se no ar a preparação para a grande Festa. Ouve-se quase toda a gente dizer "vou festejar, claro!". E vai mesmo festejar, com champanhe e uvas passas, 12 mais precisamente, uma para cada badalada do relógio e, muito mais importante, uma para cada resolução para o novo ano. Há quem vá mais longe, e escreva mesmo uma lista detalhada de tudo o que se propõe fazer no ano que vai começar. 

É assim em cada "reveillon", fazem-se preparativos: estreiam-se roupas caras, escolhe-se um local na moda, uma ementa sofisticada e praticam-se variadíssimas tradições ao soar da meia-noite, desde fazer muito barulho até saltar de cadeiras com dinheiro na mão.

Seria interessante poder contabilizar no dia 31 de Dezembro do ano seguinte, quantos concretizaram os desejos formulados ou, pelo menos, um dos itens da tal lista de intenções.

Mas porque falha a concretização dos desejos? Serão todos pessoas com pouca determinação?

O dia 1 de Janeiro marca o início do ano civil, mas não o início do novo ano na vida de cada pessoa, a não ser que essa pessoa tenha nascido nos primeiros dias de Janeiro.

O aniversário, ou seja, a data em que o Sol retorna exactamente ao mesmo signo e aos mesmos graus em que se encontrava no dia em que nascemos, traduz duma forma bem exacta qual a influência que os astros trazem à nossa vida, no novo ano que nesse dia, verdadeiramente inicia para cada um. Cada astro imprime as suas características de um dos elementos energéticos naturais: Água (emoções), Terra (estrutura), Ar (ideias) e Fogo (acção). Cada Casa do tema astrológico calculado para esse dia, indica uma área de vida. No aniversário do nascimento acontece, assim, o Retorno Solar e, aí sim, é o momento de escrever resoluções de Ano Novo, pois é possível saber, com precisão, quais as áreas da nossa vida que vão estar em evidência nesse ano. Aproveitando os bons ventos astrológicos, as intenções formuladas terão com certeza o rumo certo para esse ano, e a ajuda da energia que as influenciam.

O dia 31 de Dezembro no Hemisfério Norte acontece no Inverno, basta observar o mundo que nos rodeia para perceber que, nesta altura do ano, a Natureza se desacelera. Animais hibernam, a terra e os rios gelam e as pessoas passam mais tempo dentro de casa para evitar o frio. É tempo de fazer o balanço nas empresas e no comércio. 

Se aplicarmos à nossa vida esta energia invernal, aceitamos um convite para a introspecção, para nos virarmos para o interior de nós mesmos e fazermos o nosso balanço. Se há alguma lista a ser feita no dia 31 de Dezembro, creio que seria a de todas as coisas que já não nos servem mais, que nos devemos propor libertar na enxurrada do degelo que na Primavera se iniciará.

Luz, Paz e Harmonia