2 de dezembro de 2010

Manequim

Entrei de rompante numa oficina, não sabia ao certo o que ali estava a fazer ou mesmo porquê, mas ali estava..
Olhei à volta para me posicionar, para me enquadrar e perceber.. Vi montes de peças, pareciam partes de corpos humanos... "Devo estar numa fábrica de manequins" conclui. À minha frente via pessoas atarefadas a juntar braços com troncos e pernas e mãos e pés, enfim todo o conjunto. De um sinal de mão, Pediste- me para me aproximar e Convidastes-me a escolher.
No cimo da porta estava escrito " Montagem perfeita". Pensei ter percebido e fui juntando as peças. Um tronco perfeito, uns braços deslumbrantes, umas pernas de sonho, umas mãos de fada. De seguida, passamos à parte da face. Escolhi os olhos e a cor, o cabelo e a boca  enfim tudo. Olhei, admirei; estavas perfeito. Admirei a minha obra de arte... Acabara de construir a perfeição física! A perfeição do meu ser de sonho... A montagem continuou a andar e vi que entrava numa nova sala onde se instalaria a parte mental. " Que fixe" pensei eu," é desta que faço a companhia perfeita."
E lá fui eu juntando uma vontade de ferro, um entendimento perfeito, uma compreensão sem mácula, uma alegria contagiante, estava tudo lá ...Já me imaginava a pensar e tu a responderes perfeitamente nos parâmetros que eu desejava. Saberes antes mesmo de mim o que me faria feliz...Estava exultante de ver a minha montagem em acção...No entanto chegamos a uma secção que dizia Outras qualidades". Aí interroguei-me para quê? isso não serve de nada, já tens tudo o que eu quero, parecem mais defeitos do que qualidades...
Deixei que passasses essa área em branco, nada acrescentei estavas perfeito, não te iria sobrecarregar com algo que, aos meus olhos, não te faria falta...
No fim da linha de montagem estava uma varinha mágica que tocava nos manequins e lhes dava vida...
Pedistes me para me aproximar e quando deste vida à minha criação, ligaste-nos pelas mãos.
Senti me felicíssimo, estava com o que sempre quis; um ser fisicamente perfeito, que me ia entender e percebia antes mesmo de eu pensar, que saberia como resolver e ajudar-me a resolver os meus pensamentos, as minhas dúvidas, que saberia estar presente quando precisasse e saberia passar despercebido quando não fosse preciso... Foi nesse instante que um calafrio desfigurou a minha mente, o que acabara  de construir não era mais que um protótipo de mim, retirando-lhe somente alguns defeitos. Não construíra a pessoa perfeita mas sim aquilo que seria o robô dos meus desejos, algo que nunca me poderia completar mas sim que me iria segundar...
Sorristes, sentado na tua poltrona e abanastes a cabeça " pois é, não é a perfeição que procuramos nos outros, mas a complementariedade. Os defeitos são formatos para crescermos e aprendermos. É com eles que devemos coabitar. São esses defeitos que nos farão crescer e evoluir, serão eles que nos farão ultrapassar os patamares e as dificuldades da vida. Par nos apoiar, estamos cá nós. Os outros, todos os outros servem para nos auxiliar e para isso temos de aceitar os seus defeitos, mesmo que isso nos possa magoar..."
Sem me aperceber estava frente a uma última porta que dizia " Recalibragem" e desta vez não fostes tu que entrastes mas sim eu....
Um Abraço Luminoso para Todos