31 de outubro de 2010

Banho de Som Surya


tim! tim! tim! tim!
Os címbalos dão a entrada nesta magnífica viagem. As sonoridades vão aumentando, o gongo impõe-se... respiro fundo e abro a porta da alma à vibração do Som. 
É o momento de deixar ir toda a resistência, relaxo o corpo, liberto a enorme tensão do dia, e deixo-me ir nesta viagem do som pelo interior profundo de mim, sem espaço nem tempo, sem corpo nem imagens... 
Sinto uma brisa suave no ar, como um ligeiro adejar de asas e tomo consciência do espaço. Ouço a respiração de alguém que preferiu deixar-se adormecer, outros que se agitam ainda a criar resistência, mas no geral a Paz instalou-se na sala, reflexo do sentimento de cada Ser que comungou com a sua Essência.

Bem hajam queridos amigos!

Por responderem em uníssono a este desafio do Surya, por estarem presentes e nos encherem a alma com o vosso sorriso, e por levarem os vossos amigos.
Sabemos o quanto é magnífica esta terapia, mas de que adiantaria este saber e o esforço grande para a trazer até vós, se não recebêssemos esta maravilhosa validação da vossa parte?
Deixo-vos aqui o registo fotográfico do "depois", para que os que estiveram presentes possam reviver sensações. 
Os que ainda desta vez não ousaram, oxalá consigam sentir nestas fotos a Paz e o Bem-estar que poderiam ter ganho, e firmem convosco a intenção de se permitirem senti-los outro dia.





Paz e Harmonia para todos

29 de outubro de 2010

Sentir

Hoje acordei triste, sentia-me triste apenas isso. Logo o meu lado racional interviu: "trata de te por alegre, pois não existe razão alguma para estares triste". Verdade?!
Pus-me à procura das razões da minha tristeza, entrei dentro do meu coração e pesquisei-o, não encontrei lá uma razão visível para a tristeza. Mas a vozinha séria no ouvido insistia: "para te sentires triste tens de ter uma razão lógica e real. Sentir tristeza só pode ser resultado dum acontecimento real e doloroso: uma perda, um insucesso, um mal-entendido ou desacordo com alguém, ou ... algo assim."
Nada! Não havia cá dentro nada disso. "Estás a endoidecer"- voltou a dizer a tal vozinha - "se te pões a sentir assim tristeza sem mais nem menos, ou então a entrar em depressão... é melhor ires ao psiquiatra, e não contes isto a ninguém, vê lá".  Fiquei ainda mais triste, claro. Será ?! ainda duvidei por segundos...
Não, nada disso! Sinto-me triste para poder entender o que significa sentir-me alegre, ambos são sentimentos, um tão válido como o outro. Porque haveria eu de precisar duma razão para o que sinto? Sentir é assim mesmo, sem lógica aparente. Sentir faz parte dos neurónios cardíacos que têm vibrações bem mais elevadas do que os cerebrais, e que existem para nos centrar no sentir e não no controlar sensações ou sentimentos.
Ainda há dias acordei com náuseas e um cansaço enorme mas com um sentimento de alegria quase tolo. Inexplicável de novo!
Haverá uma razão para o que sinto? E que importa explicar esta tristeza hoje?
Só sei que a sinto e a aceito. E deixo-me ficar a sentir apenas, sem julgar nem racionalizar. Que paz!


Paz  Harmonia para todos

28 de outubro de 2010

Um Mau dia

Hoje Acordei sem vontade de me levantar, sem vontade de nada mesmo.
Acordei vazio sem força, sem desejo, sem sentido.
Olhei para a minha inércia e para esta infelicidade, com admiração. Não de admirar este estado de preguiça e desânimo, mas sim de admiração por não perceber o porquê. Ontem ao deitar-me estava cheio de energia, cheio de alegria, cheio de mim. Hoje …hoje, tudo isto se desvaneceu, como fumaça após a fogueira, encontro-me frio, não, gélido. O que terá acontecido durante a noite que tenha permitido esta afronta de ficar sem nada, como assaltado por uma força de sucção energética?
Lembro-me vagamente de sonhar e de uma voz lá bem longe que me falava em qualquer coisa como os opostos, os extremos, qualquer coisa que teria a ver com o conhecer ambos os lados… A verdade é que não dei grande importância ao sonho, aos sinais?
Hoje acordei com vontade de não me levantar, de não falar, de não ver, não ouvir. Hoje estou assim, como que morto por dentro, sem força para me ressuscitar, mas porquê?, como? Se ontem estava tão em cima? Como? Se ontem estava tão seguro que este estado de alegria, este estado de felicidade instalara-se para todo o sempre?
O que se terá passado para que as lágrimas que inundam os meus olhos já não sejam de alegria mas de profundo desânimo, o que terá acontecido? Nada simplesmente nada…
Vou aos restos da minha energia para perceber, para catalogar o que me está a afectar desta forma tão forte, tão insensível, tão fria.
Nada, não aconteceu rigorosamente nada e no entanto mudei tanto e tão drasticamente. Ontem alegre e cheio de confiança e hoje, de rastos, sem vontade, nem para respirar…
O sonho volta e trechos se esclarecem aos meus olhos.
A mesma voz o mesmo personagem, as mesmas frases às quais não dei a devida atenção?
Tudo são extremos que o nosso ego nos permite sentir e experimentar, tudo são aprendizagens, tudo são testes. Somente saberás a força da alegria, a bênção de um abraço, a gratidão de um sorriso, se perceberes a força do seu oposto. Se deixares que a confiança cega alimente o teu ego com certezas construídas em castelos de areia, terás de passar pelos testes até entenderes que tudo na vida tem de ser alimentado, tudo tem de ser gerido, tem de trabalhado para que dure. Não basta hoje acreditar que o mundo é cor de rosa , se a tua atitude perante ele é preta. Os testes são portas evolutivas e somente quando ultrapassamos esses testes estamos autorizados a passar à fase seguinte. Se adormeces com o sentimento de trabalho cumprido, com a impressão que o caminho está concluído ou que somente tens de ficar ali, sem mais nada fazeres para não perder o que conquistastes, então arriscas-te ao teste do oposto. Sem dó nem piedade o teste servirá para perceberes que não conquistamos nada que não seja próprio do caminho e o caminho somente acaba no final da rota e não quando nos dá jeito.
Hoje acordei sem vontade, sem força, nem energia, mas se ontem tinha tudo e hoje nada tenho, fico ciente que o estado que já tive era o meu ideal e é por ele que tenho de lutar e assim sim passarei os testes, todos eles como se de barreiras se trate.
Finalmente percebi que as dificuldades que me são impostas pelo infortúnio não são mais que testes, que sempre terei capacidade para ultrapassar desde que me configure ao somente querer e poder. Se queremos um estado de espírito, há que alimentá-lo para o poder manter, investirmos nele. Fazemos isso tão bem quando estamos na mó de baixo, porque não o fazer quando estamos na mó de cima?

Um Abraço Luminoso Para Todos

Hoje é um bom dia

As conversas de café pararam. O frio instalou-se neste nosso paraíso e custa me cada vez mais sair de casa. A semana tem sido difícil, não direi os dias mas sim as noites… As conversas passaram a ser na cama e em sonhos cada vez mais lúcidos. Pensava eu que as férias com a chegada do inverno, tinham começado, afinal não, não há tempo para descansar, não há tempo para preguiçar…

Nessa noite deitei-me cansado, fisicamente, mentalmente, cansado não da carga de trabalho mas de não encontrar justificações a perguntas sem nexo, a dúvidas que não se parecem com nada, enfim com tempo perdido em futilidades que alimentam uma insegurança, descabida.

Vi o chegar com os livros debaixo do braço, carregando o peso da experiência e do conhecimento que não pode estagnar; A luz que o rodeava deixou-me relaxado, confiante, como se em segundos todo o meu cansaço, tudo o que me levara a deitar-me, estava justificado.

Sorriu para mim enquanto abria o livro, deixou passar alguns instantes enquanto parecia analisar o seu conteúdo e, finalmente, olhou para mim de novo, com o sorriso estampado no rosto. As bocas não falavam mas as mentes respondiam, sem perceber como a minha memória ia gravando frase, após frase, bebendo as suas palavras como se de água límpida que apazigua a sede se tratasse.

“Hoje é um bom dia… E por que é um bom dia? O que faz com que seja um bom ou um mau dia, o que te permite afirmar que este dia é melhor que o de ontem ou o de amanhã? O que consideras um bom dia?

Pronto o mote está lançado senti-me eu a pensar. Estava à espera de respostas, de linhas de conduta, de linhas de raciocínio, de certezas (não estamos todos?).

Abriu de novo o livro, olhou atentamente e foi virando as páginas. No meu intimo pensei piamente que procurava respostas certas para perguntas tão evasivas. De novo olhou para mim, sorriu, fechou o livro e enquanto se afastava, olhou para mim, sempre com o sorriso estampado na face e, somente disse; Pensa nisso?... Desapareceu…

Sozinhos com os meus pensamentos e com mais dúvidas ainda, lá fui eu recapitulando. O que é um bom dia? Pensei em tudo o que poderia representar um bom dia… o sol, as companhias, boas notícias, dinheiro etc.. mas não me senti satisfeito com a resposta, isso eram sensações do momento, eram sentimentos que durariam alguns instantes talvez, na melhor das hipóteses algumas horas, mas não um dia inteiro…

Continuei procurando no fundo de mim e tentei encontrar um bom dia. Acabei por encontrar pedaços de bom dia, nunca um dia inteiro de bom. Havia sempre algo de menos bom nesse bons dias. Se não fosse para mim, tinha sido para alguém que estava perto de mim e que acabava por me afectar tambem.

Fui tentando puxar ao máximo e cheguei a uma resposta que me satisfez: Afinal todos os dias são bons dias. Para isso basta que estejamos vivos e estejamos dispostos a aprender. A lição é o bom do dia e, seja alegrias, tristezas, sorrisos ou lágrimas, todos os dias são bons para aprender.

A resposta deve ter agradado, porque lá do cimo senti como uma brisa que me abanou o cabelo, como se de uma carícia se tratasse, como um sorriso envolvendo-me… não me lembro de mais nada somente que adormeci… com um sorriso nos lábios, murmurando ; hoje é um bom dia….


Um Abraço Luminoso Para Todos

26 de outubro de 2010

Essência

Quando estou a sós comigo, estou sómente dentro do meu coração. Não preciso da mente para racionalizar, nem do Ego para descodificar. Mergulho fundo à procura da minha essência, ouço-me, sinto, percebo, aceito, curo e amo. Todos estes processos são "cardíacos". A compreensão da Totalidade, do Um Absoluto, do Ser Total a que pertenço, nasce ali.
Saio de mim, deixo que os olhos mostrem o sorriso que tinha no coração, cruzo a porta e estou com os outros.
Vou caminhando, presto atenção, escuto, participo, partilho, converso, sempre presente e atenta em cada passo. Dou-me em Atenção e Amor e recebo igual.
Abro-me num abraço onde cabem todos os que se cruzam comigo, todos os que amo e todos os que nem sequer conheço. Junto-me às gargalhadas, ou faço-as nascer; choro lágrimas em fio ou faço-as brotar; entro na Roda, danço e canto a mesma canção ou trago novas canções para a roda.
Dou-me em Amor, sem reservas, sem deixar de Ser quem eu sou. Estou em paz, estive em mim e trago comigo a minha Essência. 

Paz e Harmonia para todos

24 de outubro de 2010

Introspecção

"Há momentos em que se torna necessário introverter-se, silenciar a mente, e mergulhar no mundo profundo dos nossos pensamentos mais elevados"




Hoje tinha esta frase no email, ecoou em mim sem entender exatamente porquê. Entender é da mente, do ego, e é exatamente o contrário que a frase diz: silenciar a mente... Logo, não é pelo entendimento que se chega a alguma conclusão.

E como se elevam os pensamentos, para se poder mergulhar neles, quando aquilo que sentimos é bem pouco elevado. Sentir é do coração, ouço as palavras que repito frequentemente. No entanto, o Ego faz-nos sentir muitas coisas que o coração sabe não serem verdades. Há que meditar profundamente para chegar à verdade se o que se sente vem da mente ou do coração.

Tantas vezes procuramos a validação dos outros para sabermos quem somos, mas quem somos está dentro de nós, é um processo interior, nunca pode vir dos outros. Aos outros temos de ir buscar o lado sombra, aquilo que não queremos reconhecer em nós, receber e aceitar com Amor a maravilhosa aprendizagem que nos proporcionam.

É necessário aceitar quem somos e como somos, com virtudes maiores e menores, olhar-nos com Amor profundo, sem julgamentos. Aceitar objetivamente o que vem da profundidade da alma, para poder libertar e deixar ir as sensações a que nos apegamos porque apesar de menos positivas, são conhecidas e confortáveis. A honestidade das nossas conclusões tem de ser suprema e triunfar sobre todas as artimanhas da mente para conseguir o domínio e o controlo do coração.

Hoje tenho de me ligar aos meus pensamentos mais elevados, trazer até à consciência a sabedoria interior, a frase que chegou por email veio no dia certo, como sempre.


Paz e Harmonia para todos!






20 de outubro de 2010

Outono dos Apegos

Hoje, para mim, é dia de "São Desapego". Alguns de vós já o sabem, já devem até estar cansados de me ouvir falar na importância de nos "desapegarmos".



Abri o blogger e sentei-me aqui disposta a transmitir-vos isto que me vai na alma há uns tempos. Este tema em que penso frequentemente por sentir a importância de me “desapegar”. De quê? De tudo o que possa preencher o espaço da luz da minha Essência.


Na Primavera fazemos a limpeza anual. Abrimos os armários e despensas e deitamos fora o que já não queremos, para criar espaço para as coisas novas que pensamos que vamos ter. Deixamos ainda muita coisa na “caixa das recordações”, uns mais do que outros é certo, mas no geral todos deixamos: cartões e cartas, flores secas, caixas, caixinhas e sacos; uma roupa que já não serve mas de que gostamos muito ou foi muito cara; um pechisbeque que nunca usamos mas foi “aquela pessoa” que nos deu; utensílios que nunca foram necessários durante anos mas temos “medo” de vir a precisar… Ou seja, Apegos!



Da mesma forma, enchemos os nossos armários energéticos com “apegos”, ideias e sentimentos moribundos ou já mortos, que não têm sentido mas que teimamos em guardar, porque acreditamos depender deles. Apegamo-nos ao que fomos sentindo ou sentimos ainda: raiva, despeito, ciúme, tristeza, deceção, dor, doença, paixões, amores, insegurança, solidão, vazio...; à esperança de mudar os outros; à ideia da perfeição de vida que julgamos ter criado e estar certa, mas que afinal nunca resultou nem nos trouxe a Felicidade.


Resistimos a tudo o que não se coaduna com as instruções do Ego, sem perceber que o desconforto interior e os problemas à nossa volta foram criados por nós. São apenas a consequência dessa nossa resistência.


Deitar fora e promover a mudança assusta, porque é perder o controlo e abrir espaço ao desconhecido, mas é tão-somente fazer o mesmo que com facilidade fazemos nos armários de casa. Desta vez mais criteriosamente, indo mais fundo na limpeza dos apegos e recordações, porque a luz da nossa verdadeira essência é enorme e precisa de todo o espaço disponível para se manifestar.

É no Outono que a natureza se prepara para a renovação, basta olhar as árvores a libertarem-se das folhas gastas pelo Verão. Se seguirmos o exemplo da natureza, pois somos feitos da mesma energia, é no Outono que a limpeza se impõe naturalmente.

E estamos no Outono, amigos!


Paz e Harmonia para todos

19 de outubro de 2010

Vivam os novos Reikianos!

Domingo foi um dia feliz!

Foi com esta frase que adormeci no domingo, naquele último suspiro de relaxamento que antecede o sono, senti que mais um passo foi dado no Caminho. Com que destino? O rumo e o destino não interessam, são futuro e é no presente que centro a minha atenção. Agora estou aqui, com a consciência exacta de que é aqui que tenho de estar, onde a Vida me colocou.

É fácil ter esta consciência, o difícil está em interiorizar sem dúvidas que o papel a desempenhar está bem aprendido e a missão foi executada com sucesso. A dúvida é simultâneamente o melhor amigo e o pior dos inimigos. Se nos traz falta de confiança e, por isso, vacilamos no nosso desempenho, é um inimigo. Se nos obriga a abrir o coração ao Amor, a estar presente e centrar toda a atenção em cada detalhe e pormenor, sempre alerta e conscientes, então torna-se de facto o nosso melhor companheiro desta Viagem.

Às mentes iluminadas e corações amorosos que nos honraram com a sua presença e troca de sabedoria, envio este abraço de gratidão. É muito fácil passar conhecimentos a outros se o que recebemos em troca é um manancial de sabedoria e amor.

Foi mais um passo no Caminho, mais uma aprendizagem interiorizada, mais partilha, mais abraços e sorrisos. Foi mais um dia feliz!


Paz e Harmonia para todos

Quem me guia ?

Quando iniciamos a busca da nossa identidade espiritual, é natural que nos voltemos para um mestre, pois sentimo-nos perdidos e queremos confiar numa qualquer luz que nos ajude a percorrer este caminho ainda desconhecido.


À medida que avançamos no nosso processo de autoconhecimento, e aprendemos a manter contacto com a nossa Verdade Interior, percebemos que as respostas para todas as dúvidas e questionamentos se encontram dentro de nós.


Quanto mais familiarizados nos tornamos com esta verdade, totalmente diferente do mundo material e palpável que tão bem conhecemos e, por isso, exige de nós uma nova forma de perceção, mais segurança passamos a sentir na nossa intuição.


Aprender a confiar neste dom que existe em todos os seres humanos é algo que não acontece facilmente. Como somos treinados para lidar com a vida através da razão, seguindo parâmetros pré-estabelecidos, temos dificuldade em ouvir, em cada nova situação ou circunstância que se apresenta, a voz da intuição, aquela que nos direciona para o caminho mais acertado, ou seja, o nosso Caminho onde encontraremos a Paz interior.


Precisamos de perseverança e, acima de tudo, de enorme coragem para tatear no desconhecido, com a certeza de que encontraremos ali as respostas que procuramos.


Cada um criará o seu próprio caminho e fará a descoberta à sua maneira e no tempo que lhe for adequado. O importante é ter sempre presente que todos somos capazes de nos tornar os nossos próprios guias, e de direcionar a nossa vida pela luz que existe no nosso interior.



Paz e Harmonia para todos

BANHO DE SOM - Terapia com Taças Tibetanas e Gongo



Caros Amigos,


Tal como prometido, o Espaço Surya vai de novo proporcionar-vos a terapia de grupo - Banho de Som, desta vez será num espaço diferente para podermos receber todos os amigos. Esta terapia é facilitada em grupo para que todos possam usufruir plenamente dos maravilhosos benefícios que nos proporciona.

A cura através do som é uma das mais antigas tradições terapêuticas, remontando a sua prática a mais de 5000 anos. O Banho de Som é baseado na ancestral sabedoria tibetana de produção de sons e ultra-sons com taças de uma liga metálica especial. Estas taças são utilizadas no Tibete, Nepal, Índia e outros países orientais com tradições tibetanas, onde são conhecidas pelas suas potencialidades espirituais e terapêuticas. O Ocidente tem vindo a reconhecer nestes objectos ancestrais e na sua sonoridade, excelentes instrumentos de meditação, reequilíbrio energético, relaxamento, purificação e cura.

Durante o Banho de Som os participantes estão deitados e, à medida que as taças e gongos são tocados, as vibrações e a sonoridade por eles criados são captadas e transportadas por todo o corpo dos participantes, tendo a capacidade de penetrar cada célula e viajar até pontos no interior do seu corpo que de outra forma dificilmente seriam tocados.

Embora seja uma terapia de grupo, o terapeuta passeia os sons entre os participantes, aplicando as vibrações de forma personalizada onde sente que elas são necessárias para que o processo de relaxamento profundo, harmonização energética e cura seja proporcionado a cada um.

O Banho de Som é uma viagem de ressonância e reconhecimento do Som Primordial dentro de nós, na qual através dos sons harmónicos das taças tibetanas, gongos, címbalos e outras sonoridades mágicas, se cria um espaço para lá do tempo e das condicionantes quotidianas... Um espaço que nos põe em contacto com a serenidade e verdade da nossa mais pura Essência.



Data: 30 OUTUBRO 2010 (sábado) - 16H00

Duração: 1 hora
Facilitadora: Sofia Guerra


Local: Rua Serra da Arrábida, nº 849 - Quinta do Conde


Valor de troca: 15,00 €




INSCREVA-SE JÁ, LUGARES LIMITADOS



Luz, Paz e Harmonia para todos

18 de outubro de 2010

RECORDAÇÕES DE VERÃO II

Dias e Dias
Há dias assim acordo chateado, não sei porquê não sei como, mas acordo chateado. Por um sonho que me esqueci, por um momento menos aproveitado no descanso, por tudo e por nada, acordo chateado, pronto. Aprendi que é nesses momentos que devo fazer mais meditação, se fiquei chateado e se não sei a razão, devo ir ao mais profundo de mim mesmo para encontrar as causas. Nesses momentos também sei que é difícil ser isento e ter a calma suficiente para ir fazer o que deve ser feito, por vezes, a maioria das vezes, escudo-me atrás do meu estado para não aprofundar o meu estado… vivo no meu mundo de chateado… e fico ainda mais chateado, porque sei que não devo alimentar esse estado, que não devo deixar andar as coisas à espera que elas se resolvam, mas sei também que, no fundo, não me quero dar ao trabalho de entender, de me entender, sinto-me bem chateado, no meu canto, na minha solidão, no meu isolamento.
Mas se sei tudo isso, se sei o que devo fazer, o que devo procurar, porque não o faço? Pois é, por isso é que fico chateado…
Quando isso me acontece, é nesses momentos que percebo o porquê de ainda estar no inicio do trilho, no inicio da experiência, no inicio da aprendizagem. Ainda não sou o dono dos meus sentimentos, das minhas emoções e muito menos dos meus humores. Sou um simples aprendiz que sabe a lição na teoria mas não a consegue ainda pôr em prática. Sou um aprendiz que pensa por vezes que está apto a que perante alguns desaires, algum obstáculo, se deixa ir sem controlo, ou qualquer tentativa de corrigir o desvio.
 Não é um erro, é somente um desvio do caminho que deveria ser trilhado, tanto mais que todos sabemos que o estar chateado ou triste, não vai revolver nada, bem pelo contrário, no entanto gostamos de viver esse estado, de nos apiedar sobre o nosso estado.
Hoje é um daqueles dias que estou chateado, não sei porquê mas sei que não devo continuar a alimentar esse estado, por isso estou chateado sim, mas agora já não, porque quero viver e respirar alegria, quero viver e sentir a brisa, por mais fraca que seja, porque sei que chateado não interesso a ninguém e sei que neste momento o que mais me preocupa é estar chateado.  

SOLIDÃO
Estou naqueles dias em que preciso de companhia, preciso de falar. Não que tenha algo a dizer de importante, o que preciso mesmo é de companhia. Estou quase ansioso que alguém chegue e fale comigo, seja do que for, mas que fale comigo, que ocupe o espaço do meu cérebro com assuntos que não sejam meus, que possa partilhar palavras, ideias, sentimentos…
Hoje estou naqueles dias em que os meus pensamentos me assustam, me desanimam, tenho necessidade dos outros, de estar somente num local com movimento, onde a mente não tenha tempo para ela, tenha ocupação, tenha distracção.
Hoje estou naqueles dias em que a vontade deixou de ter força, deixou de ter razão de ser, onde a mente tomou conta do todo e fez estragos…
Hoje preciso de companhia, mesmo que seja para partilhar um silêncio. Preciso de uma companhia para ocupar o vazio que me rodeia, preciso de companhia para enfrentar a dúvida, preciso de estar com alguém mesmo que não me fale, mesmo que não me veja, mesmo que não esteja comigo ou para mim , preciso de uma presença mesmo que ausente…
São dias assim que nos deixam sem força, sem energia, são dias assim que fazem nascer a incerteza, o medo, o receio, a dúvida…
Hoje preciso de companhia e não é da minha…
Preciso de ver outros a viver, a sorrir a falar, preciso de os ver evoluir mesmo que de longe, mesmo que sem intervenção minha, hoje preciso mais do que nunca dos outros…
Hoje preciso dos outros é verdade, mais deles do que de mim, hoje preciso mais do que nos outros dias, hoje simplesmente preciso de sentir que estou vivo e que os outros estão cá também e me vêem ou não… isso não importa pois não? preciso disso para não sentir a solidão...

Um Abraço Luminoso Para Todos

RECORDAÇÃO DE VERÃO

Olá a todos,
Hoje estava eu aqui a fazer as limpezas no meu PC e descobri aqui uma pasta que dizia blog. Abri e vi alguns textos que foram escrito e dos quais  já nem me lembrava. Como foram escritos por algum motivo aqui vão eles, espero que vos digam algo:


A Praia
Sentado nesta praia meia deserta, a hora avançada do dia vai afastando os banhistas, deixando para trás os mais sonhadores, os que desejam queimar os últimos cartuchos, aproveitando os últimos raios de sol, ou como eu, os sonhadores que esperam sempre  alguma novidade trazida pelo pôr do sol.
Ao longo uma pequena embarcação cruza o horizonte deixando rastos no mar lânguido.
Gosto de saborear estes finais de dia nesta praia, proporciona-me a serenidade suficiente para repôr em ordem algumas ideias que me foram circulando pela mente. Hoje recordo me de uma conversa com um antigo conhecido meu, que aconteceu aqui mesmo, que os anos afastaram, tanto da mente, como da presença.
Por acaso olhava distraído para um pequeno grupo que se divertia junto à água e de facto uma das caras pareceu-me familiar, não me conseguia enquadrar de onde, mas tinha a nítida sensação que não era um dejá vu, mas sim alguém que cruzara diversas vezes fases da minha vida, não sabia contudo nem quando, nem onde…
Foi ele que fez o primeiro passo, primeiro acenou, sorrindo, fiz o mesmo, fosse quem fosse também as mesmas dúvidas deveriam ter surgido nele, ou então certezas. Aproximou-se, trocamos cumprimentos e confirmei; tinhamos sido colegas de escola em Coimbra…tão longe que estávamos daquela cidade! e no entanto o destino encarregara-se de nos juntar nesta praia...
Aos poucos saímos das formalidades e banalidades habituais e chegamos a assuntos mais pessoais, ficando a saber que este meu amigo tinha tido uma depressão e que ela o afastar de tudo e de todos, acabando mesmo por o afastar dos sítios que habitualmente e durante anos frequentara.
Numa primeira pergunta apeteceu-me saber o porquê de se afastar, mas preferi que se alongasse o assunto para depois poder tirar conclusões ou não. Somos tão céleres em tirar conclusões ou fazer julgamentos instantâneos sobre o que nos contam e depois arrependemo-nos ao verificarmos o tão precipitado fomos …
Assim acabou por me explicar que andou anos após anos em tratamento para debelar o seu problema, muitos dos quais inundado em medicamentos, saltitando de lés a lés no país e por alguns países estrangeiros, na tentativa de se encontrar (foi  expressão que mais adorei).
Após ter esgotado todas as terapias ditas convencionais, acabou por enveredar pelas terapias alternativas.
Ainda não estava curado, (será que algum de nós o estará um dia, pensei eu), mas já conseguia actualmente regressar às suas origens e conviver, algo que fora perdendo com o tempo e os tratamentos.
Passamos um bom bocado a recordar o nosso passado e finalmente acabou por ir embora, deixando me novamente sozinho com os meus pensamentos.
Mais uma vez fiquei grato por este encontro, e o porquê de nada acontecer por acaso.
Percebi que havia uma lição importante a retirar deste dia com especial incidência nomeadamente na experiência vivida por este meu amigo.
Quando a nossa vida não está de feição, seja ela em termos monetários, físicos ou psicológicos, temos todos a tendência de nos afastar das pessoas com as quais habitualmente convivemos. Como se os nossos problemas fossem mais do que um problema, fossem uma fraqueza, uma doença que se pudesse pegar.
É nessas alturas que deveríamos ter mais coragem em aproximar-nos, em auxiliar-nos dos que nos conhecem, porque são eles os nossos elos de ligação com esta vida, com os nossos problemas, com as nossas alterações emocionais, e também são eles , por nos conhecerem tão bem, que nos podem ajudar.
Acredito que os problemas nos surgem para nos testar, para ver de que forma a nossa evolução está a seguir o seu caminho e nós o estamos a apreender. As dificuldades têm a sua razão de ser têm a sua forma de aparecer. Ao afastarmo-nos de quem nos conhece e nos pode dar uma mãozinha, estamos a atrasar a nossa análise e a nossa evolução, estamos a dificultar o nosso caminho… estamos a esconder o problema ou a esconder-nos dele…
O que eu quero dizer é que as dificuldades não fazem de nós seres mais “fracos” e não nos devemos esconder e afastar de quem nos quer bem, devemos sim estar mais receptivos à ajuda que nos podem trazer e para isso dispostos a aceitar essa ajuda, só assim, com opiniões diferentes, e muitas vezes mais isentas que a nossa, poderemos avançar no nosso traçado montanhoso.
Nada acontece por acaso, isso engloba tanto os acontecimentos, como as pessoas que nos rodeiam. Se elas estão no nosso caminho, quando o problema acontece é porque, quem sabe? poderão ter uma parte importante a realizar no nosso processo de “cura”? 
Um Abraço Luminoso Para Todos

9 de outubro de 2010

Curso Reiki Essencial - Iniciação Nível I

"O Despertar do Curador Interior"






























É o maravilhoso despertar da nossa essência, a consciência do nosso Eu Interior.
Este nível está essencialmente centrado no plano físico, no conhecimento de como a Energia Reiki flui e do que pode fazer por nós.
Durante este curso, o aluno tomará conhecimento do que é o Reiki, como chegou até hoje esta ancestral "arte secreta de convidar à Felicidade" como o Dr. Mikao Usui a definiu, e como a poderá utilizar no seu dia-a-dia, para promover o Bem estar próprio e de outros.
Na iniciação de Reiki são activados os símbolos ancestrais no campo energético do aluno e este fica apto a captar a energia universal para toda a vida.
Após tomar contacto com o Reiki é escolha do iniciado decidir o que fazer com a iniciação, mas nada jamais ficará igual na nossa vida se optarmos por tomar consciência da verdade absoluta de quem somos. E o Reiki produz essa maravilhosa transformação ao permitir-nos tomar consciência da ligação à Fonte de toda a Energia de onde provém a Vida.


O Curso vai ser facilitado no Espaço Surya

no próximo domingo - 17 Outubro 2010

Horário - das 10h00 às 18h00

Valor de troca ... euros 75,00

Inclui:

- Manual
- Certificado
- pausas para chá/ café
- Almoço
- 4 partilhas de Reiki mensais para esclarecimento de dúvidas e prática 

Importante:
- trazer roupa de cor clara e confortável
- meias para lhe permitir ficar descalço e uma mantinha, caso sinta frio
- na véspera dormir cedo e suficiente para cada pessoa, fazer jantar leve e abster-se de alcóol ou drogas


Inscreva-se já, lugares limitados !!


Luz, Paz e Harmonia